RECURSO PEDAGÓGICO E INTERDISCIPLINAR

RECURSO PEDAGÓGICO E INTERDISCIPLINAR

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O QUE OS ALUNOS PENSAM SOBRE O USO DA INTERNET?

Enquanto Coordenadora do Setor de Inclusão Digital da Secretaria Municipal De Educação de Viamão, trabalhando
na assessoria direta aos 32 monitores dos Laboratórios de Informática
das Escolas Municipais, as experiências que mais tenho presenciado,
sendo que nenhuma escola ainda possui internet, é que a expectativa
dos alunos referente ao uso do Laboratório na escola, segundo suas
experiências fora do ambiente escolar, é que somente se utiliza internet para
jogos, orkut, msn..., sendo que é este o contexto formado pelas Lan
Houses, as quais, é o único meio em que muitos tem acesso, com exceção da
mínima parte de alunos que procura a Lan House para fazer trabalhos e pesquisas.
Os monitores relatam que os alunos perguntam diariamente: "quando
terá internet na escola?"; outra frase muito utilizada é : "Se não tem
internet, não quero ir para o laboratório, não tem nada para fazer
lá...né?"
Frente a esta realidade diagnóstica, percebe-se o quanto se tem ainda
que trabalhar o contexto da Informática Educativa com os alunos,
professores e comunidade. Disseminando o uso do computador como
ferramenta Pedagógica e transdisciplinar em paralelo com os conteúdos
de sala de aula, levando em conta a realidade de cada turma, no desenvolvimento de habilidades; atenuando e até mesmo sanando muitas dificuldades de aprendizagem que são apresentadas em sala de aula, sendo um recurso favorável na redução da reprovação e evasão escolar.

2 comentários:

LU DUTRA disse...

Este artigo é o retrato fiel da realidade das escolas que tem laboratório de informática. A expectativa da chegada da internet é grande e isto faz com que os alunos percam um pouco o interesse em frequentar o laboratório quando sabem que a escola não oferece este recurso. Mas além da internet, os computadores possuem outras opções que também são úteis aos alunos. Entretanto, é necessário que os professores usem a criatividade e a imaginação no desenvolvimento de suas aulas.

Blog da Sora Mirian disse...

Concordo que, teóricamente, os alunos tenham um entendimento, de certa forma, limitado quanto ao uso do computador e da internet.Talvez por falta de acesso ou mesmo de oportunidade. Porém,ao contrário do que alguns professores colocam, o que se observa é que os alunos sentem prazer em frequentar o laboratório de informática, com ou sem internet, pois, sabe-se que é possível propor várias atividades interessantes associando os conteúdos pedagógicos com a tecnologia.A falta de internet não é um empecilho. Penso que a resistência de alguns professores frente as novas possibilidades educativas, é muito mais preocupante. É preciso encarar as mudanças sem medo de ser feliz.